Vantagens do desmonte escultural

Vantagens do desmonte escultural

Vantagens do desmonte escultural

Focado em acabamentos bastante específicos para rochas, o desmonte escultural é um tipo de procedimento que inibe as irregularidades, que são resultado do uso de explosivos. No lugar de deixar em evidência as fraturas obtidas, a técnica apresenta uma face regular e com bom aspecto visual.

O desmonte escultural consiste em detonar uma linha de furos paralelos na superfície da área de corte. A carga explosiva utilizada no processo é bastante regulada, com o objetivo de causar o mínimo de vibrações e trincamentos possíveis. Desta forma, o resultado é a rocha remanescente com a maior estabilidade possível.

Através do desmonte escultural, é possível promover a abertura de diferentes tipos de plataformas, como:
  • Trincheiras;
  • Tanques para despejo de rejeitos;
  • Poços;
  • Taludes em estradas;
  • Ferrovias;
  • Hidrelétricas;
  • Entre outros.
Dois pequenos fatores tornam-se resultantes em maior esforço ao se aplicar esta técnica: o nível de diluição do minério e o volume de material envolvido.

Estes aspectos pontuais dizem respeito, principalmente, à necessidade de maiores demandas destinadas às cargas de transporte, devido ao aumento de material de escavação e de concretagem das obras. Porém, se comparado às vantagens (principalmente para túneis, centrais hidráulicas, câmaras de armazenamento e afins), o investimento traz retornos altamente válidos.

As vantagens do procedimento podem ser percebidas nos diferentes tipos de espaço em que são realizadas. Entre eles:

1 Desmonte escultural a céu aberto
 Em áreas que exigem limitação de aterro (como reservatórios, laterais de estradas/ruas, etc), a elevação do ângulo do talude é um importante benefício. Aumentam-se as reservas recuperáveis e os riscos de desprendimentos parciais diminuem significativamente. Desta forma, a necessidade de bermas largas, por exemplo, é quase dispensável.

Além disso, todos os trabalhos ligados à engenharia urbana das cidades e estradas torna-se bem mais estética e agradável. Os trabalhos de desmonte estão munidos de versatilidade nas formas e se adaptam a diferentes projetos desenvolvidos.

2 Desmonte escultural em trabalhos subterrâneos
Nestes casos, uma das principais vantagens é a redução das dimensões de pilares nas explotações. É torna-se uma das medidas mais facilitadoras do objetivo principal da área explotada: recuperar o máximo de jazimentos possíveis e reunir mais lucros que o planejado sempre.

A ventilação da área, que se encontra isolada das condições externas comuns, é também facilitada. Com o desmonte escultural, há menor atrito entre o ar e as paredes das galerias previamente construídas. Como se o clima fosse impulsionado a se conectar com o lado de fora.

 A Dinadrill oferece serviços de desmonte de rochas contando com a presença de consultores de solos, prospecção geológica e medição sismográfica de qualidade. Tudo está orientado a mantar e constante foco em qualidade de resultado, não deixando de lado a alta preocupação com a segurança. Entre já em contato com nossa equipe para fazer seu orçamento.