Vantagens da implosão para demolir estruturas

Vantagens da implosão para demolir estruturas

Vantagens da implosão para demolir estruturas

Estruturas de médio e grande porte são as mais beneficiadas pelas vantagens da implosão. O uso de explosivos em suas extremidades é a forma mais controlada para realizar a demolição.
A disposição a fazer com que a estrutura entre em colapso generalizado é uma das principais vantagens da implosão. Na prática, os explosivos são alocados em pontos específicos de todo o local de forma bem distribuída, para que sejam ativados na ordem correta e gerem o colapso desejado.

A agilidade do processo
Sem dúvidas, a rapidez de todo o processo é uma das principais vantagens da implosão. Sua capacidade de destruição é grande por ser estrategicamente planejada. Os principais pontos de atingimento, por exemplo, são dos elementos de apoio da estrutura.
Tal agilidade acaba sendo compatível, então, com estruturas localizadas em áreas urbanas, como:
  • Grandes edifícios;
  • Fábricas;
  • Barragens;
  • Viadutos;
  • Pontes;
  • Obras de contenção.
Estes locais acabam sendo beneficiados pelas vantagens da implosão por precisarem desta velocidade para que não prejudiquem a área habitada ao seu redor. Podem existir moradias, comércios, áreas de preservação, estradas e outros que não devem sofrer grandes desgastes.
Em maioria, a decisão de que estas estruturas sejam implodidas vem de seu desgaste. Um tipo de prevenção de colapso natural e não-planejado que acaba dobrando as chances de desgaste da área. Sendo assim, opta-se pela resolução mais prática e confiável.

Referência de maior segurança
A proteção dos envolvidos também está entre as vantagens da implosão. Em maioria, o estado das estruturas com ameaça de queda involuntária não permite que a ação de máquinas de direção manual ou mecânica façam o serviço. Desta forma, haveria um contato muito próximo com a área de risco.
O nível de planejamento deste tipo de demolição é um grande diferencial. Faz parte da primeira etapa do procedimento, por exemplo, realizar-se um estudo que liste todos os materiais utilizados e como funcionará a segurança do entorno. A equipe responsável faz o levantamento de como irá proceder:
  • O bloqueio da projeção de detritos;
  • O isolamento da área;
  • Os avisos sonoros de início de explosão;
  • As linhas de fogo;
Todos estes pontos de análise contribuem para que somente a quantidade necessária de explosivos seja utilizada. Desta forma, há uma interferência direta nos custos finais de investimento.
Umas das formas de garantir que estas vantagens da implosão se concretizem são as simulações computadorizadas, por exemplo. Elas verificam, através da tecnologia desenvolvida, se a vibração gerada pelo procedimento tende a provocar algum dano às estruturas vizinhas.

Produtos e profissionais adequados
A definição de qual o tipo ideal de explosivo para determinada estrutura requer olhares especialistas. Sendo assim, selecione equipes especializadas para que as más ocorrências sejam evitadas.
Nós da Dinadrill somos referência em implosões com resultados de sucesso e redução máxima de danos. Se você precisa deste tipo de serviço, conheça nossos produtos  e entre em contato com nossa equipe para um orçamento