Transporte público: como funciona a escavação de túneis para o metrô

Transporte público: como funciona a escavação de túneis para o metrô

Transporte público: como funciona a escavação de túneis para o metrô

A escavação de túneis para o metrô é, ainda hoje, uma das maiores e mais complexas obras de infraestrutura do mundo. Por conta de sua engenhosidade, é natural que muitas pessoas tenham curiosidade em saber como funciona o processo de abertura para os trilhos do metrô, sobretudo em regiões em que atravessam grandes montanhas, por exemplo.

De modo geral, a perfuração de rochas é uma atividade extremamente meticulosa, afinal, exige cuidados excepcionais na hora de garantir a estabilidade da estrutura e segurança de todos. Portanto, ainda que sejam realizadas escavações em níveis acima do solo, essa é uma tarefa bastante desafiadora, ainda que existam novas tecnologias e métodos engenhosos para tal atividade.

Ficou interessado no assunto? Então, continue a leitura para entender melhor sobre como funciona o processo de escavação dos túneis do metrô.
 

Poços de acesso

O primeiro passo para iniciar uma obra de escavação é realizar a abertura dos poços de acesso, que nada mais são do que buracos verticais abertos em seção circular, com dimensões aproximadas de 30 m de diâmetro. Além de permitir a entrada de mega construções subterrâneas, eles podem servir como saída de ventilação e também análise das diversas camadas do terreno.

Essas aberturas contam com sistemas de içamento para realizar a retirada e transporte de sedimentos entre o subterrâneo e a superfície. Para tanto, são utilizadas ganchos, gruas e pórticos de alta resistência, uma vez que esse tipo de equipamento deve ser capaz de suportar até 50 toneladas de detritos.


Abertura do túnel

Após a abertura do poço de acesso, o próximo passo é iniciar a entrada do túnel onde passarão os trilhos e que pode chegar a cerca de 10 metros de diâmetro. Para conseguir penetrar em terrenos muito rochosos, utiliza-se técnicas de explosão, a partir do auxílio de explosivos específicos. 

Assim, para abrir caminho, às detonações produzem milhões de toneladas de pedra, já que, em média, a cada 1 metro avançado, retiram-se 300 toneladas de sedimentos rochosos. Posteriormente, os entulhos resultantes das detonações são transportados por caminhões de carga até um local preparado, isto é, aprovado pelas autoridades ambientais para receber esse tipo de material.
 

Uso de explosivos

Para conseguir penetrar terrenos rochosos, como já destacamos, utiliza-se explosivos com grande potencial de detonação. Eles, por sua vez, apresentam-se na forma de bisnagas de gel e possuem diâmetros bem como tamanhos variados. Por isso, seu tipo é determinado de acordo com suas diversas aplicações.

No caso da mineração subterrânea para desmonte  de rochas, as bisnagas de 70 a 140 quilos de explosivos são colocadas em buracos criados com a ajuda de uma máquina perfuratriz hidráulica. Assim, otimiza-se o resultado, potencializando o número de detritos conseguidos a partir da explosão que, em alguns casos, gera ruídos acima de 130 decibéis de potência.
 

Estruturas de apoio

Para realizar esse tipo de obra gigantesca, é necessário montar uma estrutura de apoio correspondente ao tamanho da missão. Por isso, são instalados nos poços de acesso e dentro do túnel alguns tubos conectados diretamente com a superfície. Isso se dá pelo fato de ser necessário garantir a ventilação adequada do buraco, levar energia elétrica para baixo, bem como eventualmente bombear para fora a água que surge dos lençóis freáticos — sem contar nos elevadores que levam e trazem os operários.
 

Arcos de sustentação

Como você pode imaginar, à medida que a abertura do túnel avança, é necessário dar sustentação às toneladas de terra que estão acima do buraco. Portanto, para que elas não desabem, são colocadas estruturas de metal arqueado, chamados também de cambotas treliçada, cujo suporte será fundamental para o lançamento de concreto projetado e terá apoio sobre um arco invertido.

Essa estrutura deve ser aplicada a cada metro (ou menos) em que o túnel avança. Vale destacar que, terrenos menos rochosos, ou seja, onde há mais terra do que pedra, a abertura do vão se dá em média entre 1 e 2 metros por dia. Isso porque podem ser utilizadas escavadeiras para acelerar o processo, já que promovem uma maior frente de escavação e em um menor tempo.

Como você pode ver, a escavação de túneis para metrô envolve uma série de estudos e investimento em infraestrutura. Além de ser uma obra cara, pode levar algum tempo até que seja concluída, sobretudo em razão de sua complexidade arquitetônica. Por outro lado, empregar materiais explosivos é uma estratégia bastante eficiente, já que contribui para o adiantamento da obra, sem provocar qualquer dano estrutural. 

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