Tipos de perfuração de rochas

Tipos de perfuração de rochas

Tipos de perfuração de rochas

No campo dos desmontes, os tipos de perfuração de rochas compõem as primeiras ações quando se deseja abrir furos em maciços. Os critérios de distribuição e geometria devem ser aplicados adequadamente, possibilitando alocar as cargas de explosivos.
Para que a aplicação destes tipos de perfuração de rochas seja feita, alguns elementos principais devem estar presentes, como:
  • A perfuratriz, fonte de energia mecânica;
  • A haste, meio de transmissão de energia;
  • A broca, que aplica a energia na rocha;
  • O fluido, que realiza a limpeza final.  
Juntos, estes itens completam o ciclo de entrada de energia e evacuação dos detritos do processo.

Tipologias por equipamento
Uma das divisões entre os tipos de perfuração de rochas está nos métodos adotados. As amplas formas de se realizar a escavação com explosivos podem ser desenvolvidas através dos diferentes procedimentos:

#Perfuração manual
É o tipo de perfuração de rocha realizado com equipamentos menos complexos, manuseado por um operador.
Ela é realizada em trabalhos de menor envergadura que, em maioria, não podem ser alcançados pelos maiores equipamentos disponíveis. As dimensões são as menores possíveis.
Outra possível razão para realizar uma perfuração manual é a questão funcional e econômica. Em alguns casos considerados mais simples, grandes contratações de procedimento não atendem ao necessário.

#Perfuração mecanizada
Neste caso, os equipamentos são montados sobre estruturas mecânicas, nas quais a equipe de perfuração consegue controlar todos os parâmetros do procedimento.
Estas montagens podem ser, por exemplo, chassis montados sobre pneumáticos ou esteiras. Podem também ser automotrizes (de motor próprio).

Variações de perfuração por local
Para os variados tipos de obras, sejam elas de superfície ou subterrâneas, os tipos de perfuração de rochas acompanham o local a sofrer intervenção. Entre os principais, pode-se destacar:

#Perfuração de bancos
Considerado um dos melhores métodos para desmonte de rochas. Através dele, dispõe-se de uma face livre para saída do material, além de facilitar uma melhor sistematização dos resultados.
Sua utilização pode acontecer tanto em projetos de céu aberto, quanto subterrâneos. Os furos também variam, podendo ser verticais, horizontais ou inclinados.

#Perfuração de produção
Realizada em perfurações focadas em extrações minerais, fundamentalmente subterrâneas. Para estas, os equipamentos e métodos costumam variar de acordo com os sistemas de exploração, que podem ter diferentes características.

#Perfuração de chaminés
É necessária em boa parte de projetos subterrâneos de obra pública e mineração. São feitos furos longos, os quais precisam ser bem planejados de acordo com as questões de altura da face livre e do corpo mineralizado.

#Perfuração de rochas com capeamento
Estas exigem métodos especiais de perfuração. Para os maciços rochosos que já passaram por capeamentos, é preciso a perfuração com tubulações.

Procedimentos gerais
 Com a Dinadrill, a perfuração de rochas é iniciada preparando furos posteriormente carregados com explosivos. As perfuratrizes são operadas por uma equipe especializada e experiente com os materiais usados.
Entre os materiais utilizados, destacam-se jumbo hidráulico, perfuratriz hidráulica, perfuratriz pneumática, gaiolas de perfuração, martelo pneumático, martelo de coluna, entre outros.
Para conhecer um pouco mais de nosso trabalho e fazer sua contratação, entre em contato conosco pelo Whatsapp!