Saiba tudo sobre explosivos e suas definições

Saiba tudo sobre explosivos e suas definições

Saiba tudo sobre explosivos e suas definições

Explosivos são materiais que causam uma liberação súbita, quase instantânea, de gás, calor e pressão, acompanhado de ruído alto quando sujeito a uma certa quantidade de choque, pressão ou temperatura. Um explosivo é um material, quer uma substância pura ou uma mistura de substâncias, que é capaz de produzir uma explosão por sua própria energia

Não é apropriado definir um explosivo como uma substância, ou uma mistura de substâncias, que é capaz de sofrer uma transformação súbita com a produção de calor e gás. A produção de calor sozinho pela energia inerente da substância que o produz será suficiente para constituir a substância um explosivo.

Os produtos da explosão representam um nível de energia menor do que o explosivo antes de ter produzido a explosão. Uma explosão pode ocorrer sem um explosivo, isto é, sem qualquer material que contenha intrinsecamente a energia necessária para produzir a explosão.

Os explosivos geralmente requerem algum estímulo, como um golpe ou uma faísca, para provocá-los a liberar sua energia, ou seja, sofrer a mudança que produz a explosão, mas o estímulo que “dispara” o explosivo não contribui para a energia de a explosão.

Os vários estímulos aos quais os explosivos respondem e as maneiras de suas respostas na produção de explosões fornecem uma base conveniente para a classificação desses materiais interessantes.

Definição de Explosivos

Explosivos – Dinamite

Uma substância explosiva é uma substância sólida ou líquida (ou mistura de substâncias) que é, por si só, capaz por reação química de produzir gás a tal temperatura e pressão ea uma velocidade tal que cause danos ao ambiente. As substâncias pirotécnicas são incluídas mesmo quando não produzem gases.

Uma substância pirotécnica é uma substância ou mistura de substâncias concebidas para produzir um efeito pelo calor, luz, som, gás ou fumígeno (fumaça) ou uma combinação destas como resultado de reações químicas exotérmicas autossustentáveis não detonantes. Um artigo explosivo é um artigo contendo uma ou mais substâncias explosivas.

Conceito

Explosivos são substâncias que, através de reação química muito rápida (na maioria das vezes com violência), liberam grande quantidade de calor e gases, gerando pressões elevadíssimas e de grande poder destruidor. Essa reação denomina-se explosão e gera no ar uma onda destruidora denominado efeito de sopro (nos líquidos e sólidos esta onda destruidora recebe o nome de efeito ou onda de choque).

A velocidade com que a reação química se propaga no explosivo (velocidade de queima) permite classificar os diferentes tipos de explosivos como:

ALTO EXPLOSIVO: Velocidades maiores que 2000 m/s; BAIXO EXPLOSIVO: Velocidades menores que 2000 m/s.