Saiba aqui quais fatores influenciam o preço do minério

Saiba aqui quais fatores influenciam o preço do minério

Saiba aqui quais fatores influenciam o preço do minério

Na economia, a palavra inglesa commodity é usada para se referir a bens quais existem uma demanda sem que haja diferenciação qualitativa do produto no mercado. Petróleo, cobre ou minério de ferro são exemplos de commodities e os preços desses não dependem de fatores qualitativos.
Continue a leitura e veja abaixo alguns aspectos que determinam o preço do minério de ferro, que usualmente não são de conhecimento comum.
De certa forma, os commodities – termo em português para commodity – é a classificação de produtos com matéria-prima ou com pouco grau de industrialização. Esses são produzidos em grande quantidade, para todo o mundo sem uma data de validade.
Por serem bastante comercializadas, as commodities minerais sofrem variações de preços como os seguintes fatores:
  • Demanda e oferta
  • Operação de lavra ou da mina
  • Planta de beneficiamento
  • Transporte
  • Fatores políticos
  • Percepção do consumidor
  • Concorrência com outros minérios
  • Desastres relacionados com o minério
Maior determinante do preço do minério
Sem sombra de dúvidas, o maior determinante de preços do minério sempre será a lei da oferta e demanda. Assim sendo, quando se procura mais os valores desses produtos tendem a subir.
Em seguida, estão os demais fatores diretamente ligados ao preço. Com maior demanda, há problemas de extrações insuficientes nas minas. Da mesma forma, se no transporte ou logística não chega minério para todos, os preço subira novamente. Assim haverá grande quantidade de variações.
Exemplo de aumento de preço do minério
Durante uma tragédia de mineração, a produção tende a ter queda. Mesmo que os desastres relacionados sejam suficientes para que parte dos consumidores busque outra alternativa por consciência própria.
Esse é um exemplo do caso de rompimento das barragens de Brumadinho e Mariana. As produções foram comprometidas, e os preços da empresa na bolsa de valores teve uma queda. No entanto o preço do minério subiu.
Veja que neste caso, a planta de beneficiamento ficou comprometida também. A final, procedimentos fundamentais para que o produto fosse utilizado na indústria se comprometeu quase que completamente.
Política e Legislação como influência no jogo
Como o minério em muitos casos é um produto para exportação. Inúmeros fatores políticos também influenciam no preço. Se a legislação ou uma norma do país produtor e exportador mudar, o preço poderá ser alterado.
Imagine por exemplo uma mudança de valor do dólar. Hoje o Brasil exporta aproximadamente $20 bilhões para o mundo, se o preço aumenta ou sobe esse valor também se altera. Na pratica, atualmente o Brasil é um dos países que mais depende das commodities.
Os minérios, por exemplo, são segundos de maior peso para o país. Na frente estão os produtos alimentícios. Assim sendo, temos uma economia interna influenciada fortemente pelo preço das commodities.
Leia também: Como o setor de mineração pode se preparar para os próximos anos!