Exportação de minério tem a maior queda em mais de 7 anos

Exportação de minério tem a maior queda em mais de 7 anos

Exportação de minério tem a maior queda em mais de 7 anos

Desempenho fraco é resultado de queda na produção após rompimento de barragem em Brumadinho (MG)

As exportações brasileiras de minério de ferro caíram 29%, em abril de 2019, ante o mesmo mês do ano de 2018 para 18,34 milhões de toneladas, o menor volume mensal desde janeiro de 2012, devido aos cortes de produção pela mineradora Vale, maior produtora global da commodity, a mesma que forneceu esses dados.
Como resultado do rompimento da barragem da Vale em 25 de janeiro, em Brumadinho (MG), que levou à paralisação de diversas atividades da empresa, estima-se que esta é a segunda queda mensal consecutiva dos embarques brasileiros de minério de ferro. 
O preço do minério de ferro exportado pelo país subiu 2,2% em abril ante o mesmo período do ano passado, para 58,7 dólares por tonelada. Na comparação com março, no entanto, houve um recuo de 6,2%.
A Vale responde pela grande maioria do minério de ferro exportado pelo Brasil, que tem no produto um dos principais da sua pauta de exportação. Entretanto, foi levada a interromper operações em diversas minas, após o rompimento de sua barragem, e muitas permanecem fechadas até que seja possível concluir os trabalhos necessários em busca de maior segurança das operações.