Cuidados com o uso do equipamento de perfuração

Cuidados com o uso do equipamento de perfuração

Cuidados com o uso do equipamento de perfuração

Por ser responsável pela primeira etapa de fragmentação do solo, é fundamental que o equipamento de perfuração esteja em compatibilidade com as necessidades. São utilizadas máquinas bastante específicas, como as perfuratrizes, que variam bastante de acordo com o tipo de estrutura a ser modificada.

Quando este equipamento de perfuração é manuseado corretamente, por uma equipe bem preparada, grande parte da precisão de perfuração já está garantida. Como fatores adicionais do sucesso do processo, podemos destacar:
  • O diâmetro do furo, que não pode ser pequeno, afim de evitar desvios;
  • As limitações de profundidade, que determinam o tipo de furo;
  • Os dispositivos de alinhamento, presentes principalmente na perfuração de furo baixo ou rotativa;
  • A geologia local, que também influencia nos possíveis desvios.
Os indesejados desvios podem também ocorrer devido a problemas na perfuratriz, como:
  • Folga entre o berço da fixação da perfuratriz e o mastro;
  • Folga por desgastes;
  • Folga dos pinos de fixação de cilindros de posicionamento;
  • Vazamentos nos cilindros ou nas válvulas de acionamento hidráulico;
  • Defeitos nos freios e esteiras;
  • Entre outros.
Com o objetivo de bloquear estas falhas, algumas recomendações quanto ao uso destes equipamentos de perfuração promovem otimização de resultados. Elas remetem a planejamentos pontuais definidos pela equipe responsável pela modificação a se realizar.

Posicionamento do equipamento de perfuração
Para que não se mova durante o procedimento, é recomendável que a lança ou mastro de avanço da máquina seja colocada firmemente contra a rocha. Afinal, caso se mova, a haste e a broca de perfuração acabam se desalinhando do centro do furo que está em processo de finalização. Daí surgem os desvios.

O mais firme posicionamento é obtido da perfuração de bancadas. Para este tipo, o firme posicionamento da lança ou mastro, apesar de menos complicado, possibilita o melhor aproveitamento da força do avanço obtida. Desta forma, a penetração é otimizada como esperado.


O embocamento da perfuratriz
É preciso evitar que as roscas de união entrem em ação frouxas ou desapertadas. Para isso, ligue primeiro o ar de limpeza que a máquina possui e aproxime o bit do solo. Tudo sem ligar a percussão. Esta ordem evita que os bites de perfuração sejam danificados.

O ar de limpeza precisa estar sempre em perfeito funcionamento. Um embocamento sem ar ou água de limpeza aumentaria a temperatura do bit de perfuração de forma negativa e, ao mesmo tempo, resfriamentos repentinos causariam trincas no metal.

Uma atenção a quando é preciso aumentar a força e a energia de percussão deve ser constante. Em alguns momentos, surge a necessidade de realinhar o avanço da perfuração após alguns centímetros já concluídos, para que a haste e o avanço fiquem paralelos. Este cuidado corrige o empenamento e minimiza os possíveis desvios no furo.
 
Na Dinadrill, contamos com uma equipe bem preparada para a perfuração de rochas com equipamentos avançados e técnicas assertivas. Entre em contato conosco e faça um orçamento.