Bahia se tornará 3º maior produtor de minério de ferro do país

Bahia se tornará 3º maior produtor de minério de ferro do país

Bahia se tornará 3º maior produtor de minério de ferro do país

No último mês, a mineradora anglo-australiana Colomi Iron Mineração afirmou que irá investir R$ 11 bilhões no projeto de produção e exportação de minério de ferro no norte do Estado da Bahia. O valor compreende aportes para a construção e operação da mina e de melhorias na Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e no Porto Aratu-Candeias. O anúncio foi feito pelo  executivo sênior da companhia,  Gabriel Oliva, durante sua participação Seminário Portfólio de Investimentos nos Portos da Bahia – Oportunidades de Outorgas.O projeto de mineração vai colocar o Estado na posição de 3º maior produtor de minério de ferro do país, gerando 10 mil empregos diretos e 20 mil indiretos só na implantação do Porto Sul.

O empreendimento voltado para a mineração, cujo início das operações está previsto para o final de 2023, encontra-se em fase de pré-viabilidade econômica. “Há o desafio de nivelar cada um dos componentes [ferrovia, mina e porto] simultaneamente, mas estamos esperançosos”, ressaltou Oliva. Indutor do processo de desenvolvimento industrial da Bahia, o Porto de Aratu-Candeias também contará com novos investimentos da Ultracargo. O diretor de Negócios da companhia, Helano Gomes, reivindicou a construção de mais um berço com dois piers de atracação. “É fundamental para o desenvolvimento econômico da região”, apontou ele, também durante sua participação no seminário.

Hoje o Brasil é considerado um dos maiores exploradores de minério do mundo, principalmente pela riqueza nesta área. Juntos com o Brasil estão Rússia, Estados Unidos, Canadá, China e Austrália. Esta posição alcançada pelo Brasil se deu graças aos investimentos que propiciaram o crescimento desta atividade nas últimas décadas. Outra curiosidade é que grande parte das mineradoras não são especificamente brasileiras, elas estão sempre associadas a outras empresas de minérios de outros países. Bom para o Brasil que ganha um investimento significativo colocando-o entre os maiores produtores. 

O atrativo do Brasil na mineração está justamente ligada ao fato das empresas estrangeiras serem atraídas por incentivos oferecidos pelo governo, como recursos minerais abundantes, incentivos fiscais, financiamentos bancários, descontos em pagamentos de energia e impostos.

Atualmente, os principais minérios extraídos no Brasil são: 

- ferro, 
- bauxita (alumínio),
- manganês 
- e nióbio. 

O Brasil é o segundo maior produtor de ferro do mundo, com cerca de 235 milhões de toneladas. Ele é extraído em jazidas localizadas no Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais; na Serra dos Carajás, no Pará; e no Maciço do Urucum, no Mato Grosso do Sul. O ferro é o principal componente na fabricação do aço.