Implosões de edifícios: saiba como funciona

Implosões de edifícios: saiba como funciona

Implosões de edifícios: saiba como funciona

A propagação de obras pelo Brasil afora tem feito com que velhas estruturas deem lugar a novos empreendimentos. Com isso, aumentou a demanda por implosões de edifícios, e esse serviço exige tecnologia avançada e empresa certificada para a execução das demandas.

As implosões de edifícios necessitam de projetos tão intrínsecos quanto os da construção de uma obra. Além disso, o Brasil é considerado inovador em sistemas de segurança para implosões.

Implosões de prédios exigem cuidados especializados

É necessário analisar todas as vigas, todos os pilares, todas as lajes, e tudo o que tiver função estrutural. Antes da implosão, é preciso enfraquecer a estrutura a ponto de ela não cair antes do momento certo. É necessário um cálculo exato para poder enfraquecer a estrutura ao máximo com a menor quantidade de pontos possíveis, detoná-la. É um cálculo que exige muita precisão.

Especialidades profissionais envolvidas no planejamento das implosões de edifícios

São duas engenharias: a de minas e a civil. O engenheiro de minas é especializado em explosivos e o engenheiro civil é especializado em estrutura. Sem as duas especialidades não há implosão.

Estrutura, materiais e terrenos são relevantes para definir o modelo de implosão

É importante saber onde o terreno está apoiado, principalmente pela vibração. Se o terreno está todo apoiado em rocha, a vibração será muito maior do que se estiver em solo, por exemplo. É importante avaliar onde o prédio está situado, para poder avaliar como eu faço para minimizar o efeito da vibração na implosão.

As implosões de edifícios têm aumentado no país

Por esse conhecimento desenvolvido e pelo país tem muitos prédios sem manutenção, e com mais de 50 anos tem aumentado as implosões no país. Com o crescimento da construção civil, estão sendo demolidos para ceder lugar a empreendimentos novos.

Em termos de logística, o que envolve uma implosão?

O primeiro item é o prazo. Tem que definir o dia da explosão, para que todos os organismos públicos – polícia, corpo de bombeiros, defesa civil e companhias de água, energia e gás – possam se programar. Também é necessário obter a licença dos explosivos e organizar a entrega de material explosivo, já que ele não pode ficar exposto na obra. Então, antes, é preciso definir quantos furos serão necessários para a implosão. Tudo isso leva cerca de 30 dias, pelo menos.

Contate empresas especializadas nesses serviços, a DINADRILL possui certificações e alvarás com uma equipe especializada para realizar as implosões de edifícios. Fale conosco.