4 FORMAS DE USO DE EXPLOSIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

4 FORMAS DE USO DE EXPLOSIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

4 FORMAS DE USO DE EXPLOSIVOS NA CONSTRUÇÃO CIVIL

Os explosivos são constantemente associados a mineradoras e pedreiras, entretanto esses são utilizados com frequência na construção civil pesada por meio de inúmeros tipos de obras. Alguns exemplos são: o metro de São Paulo, transposição do Rio São Francisco e o porto no Rio de Janeiro. Veja abaixo exemplos de construções que podem utilizar explosivos.

Explosivos em túneis

Nesse tipo de obra, é natural que exigências feitas à prestadora de serviço se façam ainda mais presentes, tendo em vista o emprego de material explosivo nas adjacências de moradias e outras estruturas.
Uma das técnicas muito conhecidas em desmonte de rochas com explosivos, envolvendo túneis, é o embocamento a ser realizado com solo proveniente da própria escavação. Em outras palavras, essa técnica é um tapamento da abertura do túnel afim de se evitar o lançamento de fragmentos rochosos além dos limites de segurança pré-definidos.

Explosivos em demolições

De pilares de pontes a edificações complexas como prédios, a demolição com explosivos enseja técnicos peritos no assunto. Um exemplo é a operação para remoção de estruturas de concreto como pilares submersos, a partir do emprego de explosivos, qual também carece em medidas de contenção e segurança.
Nesse caso é feita a circunscrição dos pilares utilizando estacas-pranchas formando ensecadeiras que atuam como elementos de cautela em face da possibilidade do lançamento de fragmentos rochosos.

Desmonte de rochas com explosivos envolve diversas medidas de segurança e controle, quais tornam-se mais intensas no caso de obras civis. A Dinadrill tem experiência com o uso de explosivos e prestação de serviços nos mais diversos cenários. Conheça os serviços aqui!